Muitos fisioterapeutas se perguntam sobre as melhores formas de abrir ou expandir suas clínicas ou consultórios, com questionamentos sobre se fisioterapeuta pode ser MEI (Microempreendedor Individual) para realizar a abertura de seus consultórios.
Com o aumento da busca pela modalidade MEI nos últimos anos, muitos profissionais buscam saber mais sobre essa forma de empreender, porém, nem todos podem fazer uso desse tipo de CNPJ. Entenda a seguir se fisioterapeuta e MEI combinam e confira as suas possibilidades.
Lista
O que é MEI?
O programa Microempreendedor Individual foi criado pelo governo federal com o intuito de incentivar o pequeno empreendedor a criar microempresas que se encaixem nas seguintes normas:
- faturamento anual de, no máximo, R$81.000, conforme a última atualização da categoria (2021);
- no máximo, 1 funcionário contratado;
- não ser sócio ou titular de outra empresa;
- prestar serviços de natureza comum.
Esse programa auxilia milhões de brasileiros em seus negócios, porém, nem todos que desejam abrir uma empresa podem utilizá-lo, como é o caso dos profissionais da fisioterapia.
Por que o fisioterapeuta não pode ser MEI?
Como já explicado antes, o fisioterapeuta NÃO pode ser MEI. Isso acontece porque o programa foi criado para auxiliar as atividades comerciais de pequenos empreendedores e profissionais autônomos que prestam serviços de natureza em comum. Ou seja, profissionais que não têm necessidade de formação na área para o exercício de suas atividades, o que não é o caso dos fisioterapeutas.
Em toda e qualquer área de atuação, o profissional da fisioterapia não se encaixa na categoria MEI, seja na fisioterapia desportiva, do trabalho, da osteopatia, entre outras. No entanto, existem diversas maneiras do fisioterapeuta abrir um CNPJ para criação de sua clínica. Conheça essas possibilidades para a sua área no próximo item.
Entenda as suas possibilidades como fisioterapeuta
Mesmo o fisioterapeuta não se encaixando como MEI, há outras formas de abrir ou expandir uma empresa na área. Pensando nisso, separamos aqui algumas delas, veja quais são:
- EI (Empresário individual): embora o nome seja parecido, há algumas diferenças entre as modalidades EI e MEI. Enquanto o MEI tem limite de 1 funcionário, no EI é ilimitado esse número. Porém, em ambas as categorias, não se pode ter sócios. Essa é uma opção interessante para quem está expandindo seus negócios.
- LTDA: já a Sociedade limitada, como o próprio nome já explica, é para quem deseja abrir uma empresa em conjunto com um sócio. Se você está em busca de parcerias com outros profissionais da área da saúde, a LTDA é uma ótima alternativa.
- SLU: a Sociedade Limitada Unilateral é muito parecida com a LTDA, a única diferença entre esses dois tipos é que é permitido apenas um sócio, no caso o proprietário.
Agora que você conheceu algumas das opções para abertura da sua clínica, é importante analisar qual é a melhor opção para o seu perfil profissional e escolher o tipo de CNPJ que você vai abrir. Para ajudar você nessa tarefa, separamos um passo a passo para simplificar esse processo. Confira os tópicos abaixo.
Leia também: Tudo o que Você Precisa Saber Para Começar a Empreender na Área da Saúde
Etapas para o fisioterapeuta abrir uma empresa
Processos burocráticos, com documentações e licitações de uma empresa, são sempre complicados, mas aqui vamos descomplicar um pouco para você com este passo a passo que elaboramos. Confira:
- abertura do CNPJ escolhido;
- cadastro na Crefito de sua região;
- cadastro na Junta Comercial de seu Estado;
- cadastro de seu CNPJ na Receita Federal;
- solicitação da Inscrição Municipal;
- solicitação do alvará de funcionamento do estabelecimento.
Leia Também: Fisioterapia e Tecnologia: Como Melhorar o Seu Atendimento com uma Plataforma de Gestão
Após realizar essas etapas e receber as devidas autorizações, você pode atuar em sua clínica de maneira legal como fisioterapeuta. Contudo, é importante que você cumpra todas as funções necessárias para estar em dia com o COFFITO, Receita Federal, prefeitura, entre outras obrigações.
Apesar de parecer um processo extenso e que requer alguns cuidados, é mais simples do que parece. E para facilitar ainda mais, a Efficlin está aqui para simplificar a sua vida, garantido o gerenciamento de toda a parte financeira de sua clínica de fisioterapia.
Quer saber mais? Acesse nosso site ou entre em contato via Whatsapp e continue acompanhando nossos artigos para mais soluções para os fisioterapeutas.