Dentro da prática da fisioterapia, é necessário que os profissionais tenham muita dedicação, paixão e uma compreensão especial do corpo humano. E para quem está no início da carreira, o pilates é uma ótima porta de entrada para esse mundo.
Neste artigo, vamos conferir como o pilates, além de trazer benefícios para os pacientes em questão de condicionamento físico, também pode ser uma ótima forma de iniciar uma carreira de sucesso na fisioterapia.
Lista
Como funciona o pilates?
A prática do pilates foi criada na década de 1920, pelo alemão Joseph Pilates. Ela se concentra na construção de força, flexibilidade e consciência corporal. Para os pacientes, trazer alinhamento postural, respiração controlada e o fortalecimento dos músculos centrais.
Para os profissionais, essa prática envolve uma abordagem mais holística para o movimento e a reabilitação de seus pacientes. Afinal, a prática do pilates fortalece os músculos, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade das articulações, corrige os desequilíbrios musculares e promove uma postura mais adequada. Todas essas etapas se relacionam com a prática no campo da fisioterapia, e por isso podem ser abordadas dentro do pilates.
Benefícios do pilates para os profissionais
Os praticantes do pilates, normalmente, estão em busca de condicionamento físico, bem-estar e do aspecto estético. Através de uma compreensão prática do movimento humano, é possível chegar aos objetivos dos clientes.
Quando conduz ou participa de uma aula de pilates, o profissional de fisioterapia consegue observar de perto como o corpo responde a diferentes exercícios, estímulos e correções posturais.
Também por atrair um público diversificado, o pilates é uma ótima forma do fisioterapeuta se desenvolver e conhecer clientes. Atletas, idosos, gestantes e pessoas em reabilitação escolhem essa prática para tratar suas diferentes condições físicas e necessidades. Isso faz com que o profissional tenha mais contato e lide com uma variedade de casos, trazendo ainda mais conhecimento para a sua carreira.
Fisioterapeutas no pilates: fazendo contatos e conhecendo o mercado
Uma das características dessa prática é que ela é uma atividade social. Muitas sessões contam com diversos praticantes, que compartilham suas condições com o responsável pela aula.
E como vimos no tópico anterior, o pilates não atrai somente um tipo de pessoa: são atletas, gestantes, pessoas que não gostam de musculação, pacientes em recuperação muscular… Para um profissional, isso é valioso. Significa que poderão entrar em contato com um número maior de pessoas, serem indicados e ainda desenvolver o seu trabalho com uma variedade de condições.
Gestão de negócio para fisioterapeutas no pilates
Quando escolhem trabalhar com a área do pilates, os profissionais fisioterapeutas também precisam de uma mãozinha para gerir o seu negócio. Por isso, a EffiClin pode ajudar, oferecendo uma base sólida para o fisioterapeuta crescer profissionalmente e ter sucesso a longo prazo.
Com a EffiClin, você agenda consultas, conta com prontuários eletrônicos, gestão financeira e outras facilidades, permitindo que foque no atendimento de seus pacientes, sem perder tempo com os assuntos burocráticos e administrativos.
Pilates e fisioterapia: uma escolha de carreira
Por fim, vimos neste artigo que o pilates é um ótimo caminho para ter uma carreira promissora na fisioterapia. Afinal, com essa prática, o profissional entra em contato com diferentes pacientes, podendo desenvolver os seus conhecimentos na prática, compreendendo ainda mais a prática do movimento humano.
Além disso, por meio do pilates é possível conhecer e mostrar o seu trabalho para muitas pessoas, criando uma rede de contatos importante para quem quer ter sucesso na carreira a longo prazo e se posicionar no mercado com mais confiança.
E para quem decide por esse caminho, a EffiClin também pode ajudar. Conte com a gente para gerir o seu negócio e oferecer o melhor tratamento para os seus pacientes.