Nos últimos anos, muitos profissionais da área da saúde buscaram no método de pilates uma possibilidade de atuação. Contudo, o que muitos desconheciam (e alguns ainda desconhecem) é que não são todos os profissionais que podem se tornar instrutores de pilates. Você sabe por quê? Sabe quem pode dar aula de pilates?
Para orientá-lo sobre o assunto, preparamos este artigo que explica quais profissionais podem ser instrutores de pilates no Brasil, quem determina essa decisão e como se tornar um profissional de pilates. Leia até o final e confira.
Leia Também:Descubra Quais Aparelhos de Pilates Não Podem Faltar em um Estúdio
Saiba Quem Pode dar Aula de Pilates
O pilates é um método que proporciona a reeducação de movimentos, aumenta a flexibilidade, alivia dores e oferece mais qualidade de vida através de seus exercícios. Dessa maneira, o método só pode ser orientado por profissionais qualificados, uma vez que a realização errada de movimentos pode oferecer riscos à saúde.
Por esse motivo, segundo o Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), através da resolução n° 386/2011, e o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), através da resolução nº 201/2010, os profissionais que podem dar aula de pilates são fisioterapeutas e educadores físicos.
Essa determinação foi estabelecida tendo em vista que esses profissionais possuem os conhecimentos necessários para instruir na prática dos exercícios. Dessa maneira, quem ainda está cursando uma dessas graduações pode ser instrutor de pilates, desde que tenha como supervisor um técnico formado.
Vale ressaltar que, embora a atribuição de educadores físicos e fisioterapeutas ao atuar na área do pilates seja parecida, o uso do método de reabilitação é exclusivo para os fisioterapeutas. Além disso, existem alguns outros requisitos para dar aula de pilates. Para saber quais são, leia o próximo tópico.
Como se Tornar um Instrutor de Pilates?
Como você já sabe, os profissionais que podem dar aula de pilates são os fisioterapeutas e educadores físicos. Essa determinação foi imposta levando em conta o conhecimento técnico que esses profissionais têm sobre os efeitos da prática de exercícios físicos.
No entanto, mesmo que esses profissionais tenham conhecimento sobre a prática de exercícios, é necessário realizar uma especialização na área. Para sintetizar, se você deseja se tornar instrutor de pilates, é necessário:
- ser graduado ou estar cursando graduação em fisioterapia ou educação física;
- buscar instituições que oferecem o curso de especialização em pilates;
- obter o certificado de especialização.
Além disso, é aconselhável fazer pilates em um estúdio para conhecer o método de forma aprofundada, assim, há maior precisão ao escolher os aparelhos de pilates para montar um estúdio , se assim for seu desejo.
Agora que você já sabe quais as atribuições de um instrutor de pilates e como ser um profissional legal, se você tem o desejo de se realizar profissionalmente se tornando um instrutor de pilates, siga as nossas dicas e saiba como a EffiClin pode auxiliar profissionais do pilates. Leia o próximo tópico e entenda.
Organize-se com a EffiClin
Ao longo deste artigo, você descobriu quem pode dar aula de pilates e os requisitos que os profissionais devem atender para atuar na área. Assim, se o seu desejo em entrar para o ramo do pilates aumentou depois desta leitura, saiba que EffiClin está aqui para auxiliar profissionais de pilates na gestão de estúdios, facilitando suas rotinas de trabalho.
A EffiClin é um software que oferece um conjunto completo de ferramentas para auxiliar na gestão de estúdios, clínicas e consultórios de fisioterapia. Com a EffiClin, você pode agendar aulas, cadastrar alunos e muito mais. Além disso, a plataforma também conta com um sistema financeiro completo para facilitar ainda mais o seu negócio. Para saber mais sobre como a EffiClin auxilia instrutores de Pilates, acesse o site ou entre em contato com a equipe pelo Whatsapp.