Na fisioterapia, os profissionais estão dedicados à prevenção, ao tratamento e à reabilitação de lesões e disfunções do movimento humano. Para que esse tratamento seja eficaz, é de extrema importância que a experiência do paciente seja positiva durante as consultas.
Entendemos, como experiência do paciente, as sensações e as percepções do indivíduo ao longo de todo o processo de atendimento, desde o primeiro agendamento até o último retorno. Dessa forma, ela é influenciada por vários fatores, como o ambiente físico, a qualidade do atendimento, a comunicação entre profissional e paciente e a satisfação com os processos — de pagamento, agendamento e acompanhamento da evolução, por exemplo — e com os próprios resultados finais.
Lista
Por que a experiência do paciente é importante?
Quando o processo de atendimento e tratamento é satisfatório, percebemos evolução em outros pontos. Veja na lista em seguida:
- Aumenta o engajamento do paciente: ao ter uma experiência positiva, ele se sente mais satisfeito com o tratamento e também com o profissional que está o atendendo. Isso leva um aumento à adesão do tratamento, o que pode acelerar a recuperação e trazer bons frutos;
- Melhora a credibilidade do profissional: visto como mais competente e confiável, o profissional que preza pela experiência do seu paciente tem mais chances de ser indicado e recomendado para outras pessoas;
- Reduz o risco de reclamações: quando um paciente tem uma experiência negativa, ele pode registrar uma reclamação em suas redes sociais, o que pode trazer prejuízos para a imagem do seu negócio.
Como melhorar a experiência do paciente na fisioterapia?
Existem algumas ações que podem melhorar a experiência do seu paciente. Confira as dicas na lista em seguida:
- Ofereça atendimento personalizado: é necessário que o profissional realmente dedique o seu tempo para conhecer quais são as necessidades e preferências do paciente, o que torna o tratamento mais adequado e eficaz;
- Priorize a comunicação: na hora de conversar sobre o diagnóstico, o tratamento e os objetivos esperados, o profissional deve se comunicar de forma clara e objetiva. Assim, o paciente entende a situação e pode se comprometer com o tratamento;
- Seja empático: ao tratar com pessoas, é muito importante se mostrar atento e empático, criando um ambiente de maior confiança e colaboração;
- Ofereça um ambiente confortável e seguro: a sua clínica ou consultório precisa oferecer um ambiente que proporcione relaxamento e concentração ao paciente.
Software de gestão para fisioterapia: quais os benefícios para experiência do paciente?
Quando você implementa um software de gestão na sua clínica ou consultório, os benefícios são muito claros para o profissional. Mas e para o paciente, será que faz alguma diferença? Conheça os impactos nos tópicos a seguir:
- Com a automatização de tarefas administrativas, o profissional tem mais tempo para se concentrar no atendimento ao paciente;
- Com o gerenciamento do agendamento de consultas, evita-se que o paciente precise aguardar muito tempo para ser atendido. Saiba mais sobre o sistema de agenda de pacientes da EffiClin clicando aqui;
- Com o armazenamento de informações, o profissional consegue acessar rapidamente os dados sobre o caso do paciente, por exemplo, tornando cada atendimento mais efetivo. Quer saber como funciona a nossa ficha de evolução? Leia o artigo;
- Com mais eficiência no trabalho do fisioterapeuta, o paciente também se beneficia porque conta com um melhor atendimento e organização em sua experiência.
Conte com a EffiClin para melhorar a experiência dos seus pacientes
Por fim, a experiência do paciente é muito importante, e deve ser considerada pelos profissionais. Quando oferece uma boa experiência, o fisioterapeuta pode melhorar a satisfação dos seus clientes, aumentar a credibilidade do seu trabalho e aprimorar os seus resultados, por exemplo.
Um software de gestão é uma ferramenta valiosa para essa missão. Com a EffiClin, você conta com um sistema 360º, desde o agendamento até o âmbito financeiro. Uma ferramenta fácil, simples e completa para otimizar o seu tempo e, assim, focar no que realmente importa: o paciente.