Hoje, dia 13 de outubro, é o dia em que homenageamos a todos aqueles que transformam vidas através dos movimentos e melhoram a qualidade de vida das pessoas: os fisioterapeutas. Por este motivo, neste segundo texto da nossa série especial do mês do fisioterapeuta, trazemos um breve histórico da fisioterapia, bem como a sua importância na vida das pessoas. Continue o artigo e acompanhe.
Leia Também: Estratégias de Marketing Para Clínicas de Fisioterapia
Lista
Descubra Como Surgiu a Fisioterapia
A fisioterapia é uma das áreas que mais possui especialidades dentro da área da saúde, com 15 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) atualmente. Mas você sabe como surgiu a fisioterapia?
A fisioterapia como profissão reconhecida é relativamente nova, mas as técnicas para alívio de dores e tratamentos de reabilitação motora são muito mais antigas do que você imagina. Ao longo do tempo, os tratamentos fisioterápicos evoluíram conforme as necessidades do cenário histórico e, a seguir, você confere uma retomada histórica sobre o surgimento da fisioterapia. Continue a leitura e saiba mais.
Grécia antiga
A Fisioterapia é uma ciência milenar, com histórico que remonta à Grécia Antiga (4.000 a.C – 395 d.C). À época, o filósofo Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, já relatava sobre o uso de técnicas para o alívio de dores e disfunções corporais envolvendo elementos naturais, como água, calor, fricção e até mesmo peixes elétricos.
Revolução Industrial
No século XVIII, com o surgimento da primeira revolução industrial, as condições de trabalho eram completamente inadequadas e geravam muitos acidentes. Nesse momento da história, há relatos sobre o uso de exercícios e ginástica para recuperar trabalhadores e manter a produtividade das fábricas.
Guerras Mundiais
Outro período que marca a história da fisioterapia é o século XX, época em que ocorreram as duas grandes guerras mundiais, surgindo, assim, a necessidade de cuidar dos soldados e civis feridos. Nesse período apareceram os centros de reabilitação, onde eram aplicadas técnicas de cinesioterapia para reabilitar os feridos em decorrência das guerras.
Fisioterapia no Brasil
No Brasil, o primeiro aparecimento da fisioterapia foi na Santa Casa do Rio de Janeiro, onde em 1879 foi criada uma ala para eletroterapia. Contudo, foi no ano de 1951 que surgiu o Serviço de Fisioterapia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o primeiro Curso de Fisioterapia do Brasil.
Já no ano de 1954, foi criada a Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF) e, em 1969, a profissão de fisioterapeuta foi devidamente regulamentada através do decreto-lei 938. Seis anos após a regulamentação, em 1975, foi criado o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
Durante todos esses anos, as especialidades da fisioterapia evoluíram e novas técnicas, com a implementação de recursos tecnológicos e aparelhos, surgiram, mas o papel do fisioterapeuta continua com a mesma essência: promover a saúde e a qualidade de vida. Por isso, no próximo tópico, nos dedicamos a homenagear todos os fisioterapeutas. Confira.
Fisioterapeuta: Transformando e Reabilitando Sonhos
No Brasil, comemora-se o dia do fisioterapeuta no dia 13 de outubro, mas você sabe de onde vem essa data? No ano de 2015, foi sancionada a Lei nº 13.084 que instituiu o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, data que, em 1969, a fisioterapia foi reconhecida oficialmente no país.
A fisioterapia é uma profissão que requer dedicação e amor. É preciso ter empatia para lidar com as dores e sofrimentos de outras pessoas. Mas também é preciso ter muita força, pois, às vezes, as batalhas são difíceis e exigem muita energia. No Dia do Fisioterapeuta, queremos homenagear todos os profissionais que se dedicam a esse ofício. Queremos agradecer a todos os fisioterapeutas que lutam diariamente para promover a qualidade de vida das pessoas.
Ao longo deste artigo, você pôde conhecer a história da fisioterapia e entender um pouco mais sobre sua evolução no decorrer do tempo. É muito importante reconhecer os processos históricos da fisioterapia, pois, refletindo sobre o passado, você entende melhor o presente e tem como pensar nos avanços que ainda faltam para a profissão.
Especial Mês do Fisioterapeuta EffiClin
Como você pôde perceber durante a leitura, a fisioterapia tem muita história para contar, não é mesmo? Você já conhecia algumas dessas curiosidades sobre a profissão? Se este conteúdo interessou a você, não deixe de acompanhar os próximos textos da série especial do mês do fisioterapeuta. Preparamos conteúdos exclusivos em homenagem àqueles que transformam vidas através dos movimentos. Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog.