Com tantas técnicas e metodologias fisioterápicas disponíveis no mercado, os profissionais da área necessitam se manter atualizados para oferecer um serviço completo e ter destaque no ramo. Uma metodologia que se consolidou e cada vez mais é buscada pelos pacientes é a RPG.
Entenda neste post o que é e quando indicar esse tipo de tratamento, assim como a melhor forma de oferecer atendimentos de RPG aos seus pacientes. Continue a leitura e confira.
Leia Também: Fisioterapia e Tecnologia: Como a Tecnologia Pode Facilitar a Rotina dos Fisioterapeutas
Como é o Tratamento de RPG?
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma metodologia fisioterapêutica que pode tratar diversos tipos de patologias e tem como objetivo reequilibrar a musculatura e a postura do paciente, assim como tratar e prevenir dores. Um diferencial desse tipo de tratamento é que o RPG não trata somente as patologias, mas o indivíduo como um todo, proporcionando maior qualidade de vida.
Pensando no bem-estar dos pacientes, é importante compreender que a RPG tem três princípios básicos para a aplicação: individualidade, causalidade e globalidade. Esses princípios levam um atendimento pensado para cada um dos pacientes de forma única.
A RPG é realizada através de exercícios periódicos para o alívio de dores, buscando alongar a musculatura de maneira geral, principalmente na região afetada. Nas consultas, o fisioterapeuta deve indicar qual exercício será realizado e ajustar a posição corporal e respiração do paciente.
Entre os exercícios utilizados na RPG, temos:
- Em pé contra a parede.
- Em pé no centro.
- Sentado com inclinação anterior.
- Em pé com inclinação anterior.
- Rã no ar com braços abertos
- Rã no ar com braços fechados.
- Rã no chão com braços abertos.
- Rã no chão com braços fechados.
Por ser um tratamento periódico, é indicado que as consultas tenham em média 1 hora e ocorram semanalmente. Quanto à duração do tratamento, ele varia de acordo com o caso de cada paciente. Pensando nisso, no tópico a seguir, você confere quando indicar a RPG aos pacientes de sua clínica. Continue o artigo e saiba mais.
Leia Também: Como Fazer Uma Avaliação Física Completa? Confira o Passo a passo
Saiba Quando Indicar a RPG
A RPG é indicada principalmente no tratamento de doenças ligadas ao sistema neurológico, muscular e esquelético, sejam elas agudas ou crônicas. Também, auxilia no tratamento de desconfortos por problemas traumáticos, morfológicos, de articulação e até mesmo respiratórios.
Entre as principais patologias tratadas pela RPG, estão:
- escoliose;
- hipercifose;
- hiperlordose,
- lombalgia;
- cervicalgia;
- hérnia de disco;
- lesões e retrações articulares;
- problemas de dor de cabeça, joelhos, quadril e até pé plano;
- doenças neurológicas que envolvem rigidez muscular.
Além desses problemas, a RPG é indicada para qualquer pessoa a partir dos 7 anos que busque maior qualidade de vida com o alinhamento postural através de exercícios. Para o tratamento adequado, é importante que o fisioterapeuta saiba a importância do acompanhamento da evolução desses pacientes.
Pensando nisso, na próxima seção, você confere a importância do registro do pré e pós-tratamento de RPG, continue o texto para entender.
Leia Também: Sistema de Gestão: Como Adicionar Serviços na EffiClin
Antes e Depois da RPG
Para que o tratamento de RPG seja efetivo, é fundamental acompanhar a evolução do paciente e, para isso, é aconselhável anexar fotos da postura antes e durante o tratamento junto à ficha de avaliação de cada paciente.
As fotos servem para observar as mudanças da postura corporal no decorrer dos atendimentos e devem ser armazenadas de maneira adequada, para não correr o risco de perda e comprometimento do tratamento de seus pacientes. O recomendado é que as fotos sejam armazenadas junto ao prontuário ou ficha de avaliação dos pacientes.
Uma maneira ideal para armazenar essas fotos é utilizando um software especializado para auxiliar no tratamento de seus pacientes de RPG. Para armazenamento das fotos e fichas de avaliação dos seus pacientes de RPG, a Efficlin está aqui para ajudar.
Quer saber mais? Acesse nosso site ou entre em contato via Whatsapp e continue acompanhando os artigos do nosso blog para mais soluções para os fisioterapeutas.