Muitos fisioterapeutas têm dúvidas sobre como começar o próprio negócio, se investem na abertura de uma clínica ou de uma franquia. Para esse sonho sair do papel e começar a dar certo, a palavra-chave é empreendedorismo.
Pensando nisso, preparamos este artigo para guiar você, fisioterapeuta, quando for começar o seu próprio negócio. Continue a leitura e confira 5 dicas para um negócio de sucesso no ramo da fisioterapia.
Leia Também: Tudo o que Você Precisa Saber Para Começar a Empreender na Área da Saúde
Empreendedorismo na Fisioterapia
A fisioterapia é muito versátil, existem diversas áreas possíveis de atuação. E, independente da área que você for seguir, para obter sucesso na carreira, o estudo, a dedicação e a força de vontade devem andar juntos.
Com todas as possibilidades de tratamentos para oferecer aos pacientes, um ponto importante para quem deseja crescer no mercado é o empreendedorismo. Para quem deseja empreender é preciso saber a maneira certa de gerir seu negócio.
Ao decidir empreender no ramo, primeiramente, o fisioterapeuta deve decidir qual CNPJ abrir e conhecer as formas de fazê-lo. A seguir, você conhece as suas possibilidades ao se tornar um fisioterapeuta empreendedor empreendedor
Fisioterapeuta pode ser MEI? Entenda suas possibilidades
Ao contrário do que muitos pensam, mesmo exercendo a profissão de maneira autônoma, o fisioterapeuta não pode ser microempreendedor individual (MEI). Porém, existem outras modalidades, sendo algumas delas:
- Empresário individual (EI)
- Sociedade limitada (LTDA)
- Sociedade limitada unilateral (SLU)
Após a escolha do tipo de CNPJ, para a abertura de uma clínica, é necessário que você realize alguns processos burocráticos, como o cadastro na CREFITO de sua região, na Junta Comercial do seu estado e cadastro do seu CNPJ na Receita Federal. Feito isso, você solicita a inscrição municipal e o alvará para o funcionamento da clínica.
Outra opção para ser um fisioterapeuta empreendedor é abrindo uma filial de franquia. Dessa maneira, você possui maior suporte da matriz da empresa e maior visibilidade no mercado. Porém, não se engane ao pensar que uma filial não precisa de estratégias para crescer.
Somente abrir uma clínica ou uma franquia não é o suficiente para um negócio de sucesso. Ao abrir uma clínica ou ser um franqueado, para alcançar e conquistar seus pacientes é necessário uma visão empreendedora. Para isso, separamos 5 dicas para que o seu negócio no ramo da fisioterapia cresça e você tenha sucesso. Continue a leitura e confira.
Leia Também: Fisioterapeuta MEI: Saiba Como Abrir a sua Clínica
5 dicas para Começar um Negócio na Área da Fisioterapia
Agora que você já sabe como abrir o seu CNPJ para a abertura de sua clínica, é necessário pensar em estratégias para ter visibilidade e alcançar os pacientes, pois um negócio não cresce sozinho, não é mesmo? Pensando nessas estratégias, preparamos 5 dicas para você, fisioterapeuta ao começar com o seu próprio negócio. Entenda a seguir.
1. Aposte nas redes sociais
Existe uma frase muito esclarecedora que diz: “quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase traduz de maneira básica o que é o marketing. Para conquistar pacientes para sua clínica, é necessário primeiro atraí-los. Mas você sabe como fazer isso?
Uma maneira muito eficiente de atrair o público para o seu negócio é investindo em marketing digital, pois vivemos em um momento em que são raras as pessoas que não possuem conta em nenhuma rede social. Dessa forma, apostar em conteúdos para redes sociais, permite maior interatividade com os seus possíveis pacientes.
Para criar bons conteúdos, é importante estar atualizado, publique nas redes sociais sobre sua equipe, os serviços oferecidos em sua clínica, dicas e conteúdos sobre fisioterapia, porque isso chama a atenção do público e gera proximidade com o negócio.
2. Atualize-se no mercado
Para uma visão focada no negócio, é importante atualizar-se com as mudanças do mercado da fisioterapia. Inovação é a palavra-chave para oferecer bons serviços e fazer a clínica crescer.
Com o mercado crescendo, é fundamental adaptar-se para atender às demandas dos pacientes, oferecendo novas técnicas e metodologias da fisioterapia, o que vai ao encontro com o próximo tópico.
3. Faça capacitações
Como abordado, estar atualizado com as novas técnicas da área é necessário para o crescimento do negócio. Com a grande concorrência no mercado, é importante também possuir diferenciais que irão destacar a sua clínica.
Uma forma de ter diferenciais e oferecer serviços de qualidade em sua clínica é apostar na capacitação de sua equipe, tanto para os fisioterapeutas quanto para a equipe que trabalha com o atendimento aos clientes, pois não adianta oferecer boas técnicas com um atendimento ineficiente.
4. Foque em planejamento e organização
Em todos os ramos, ter planejamento e organização é primordial para o funcionamento do negócio. Nas clínicas de fisioterapia não é diferente, para a organização e planejamento, deve-se levar em consideração os investimentos e despesas fixas e variáveis, a fim de traçar estratégias para manter a clínica em pleno funcionamento.
Também, é fundamental para o negócio manter a organização dos documentos administrativos, prontuários, fichas de avaliações e todos os outros documentos necessários para a prestação de serviços e contas.
5. Invista em tecnologia
Com o avanço da tecnologia, é necessário que o empreendedor se adapte à realidade.Por isso, outra maneira de oferecer diferenciais é investindo em tecnologia, para facilitar as etapas do atendimento e tornar o negócio mais atrativo.
Utilizar softwares de gestão, que possuem funcionalidades para o atendimento de pacientes, é uma maneira de investir na otimização e organização do trabalho e gerenciamento da clínica.
É com esse propósito que a EffiClin oferece várias funcionalidades e soluções, visando simplificar a sua vida e garantindo a gestão completa de sua clínica de fisioterapia.Gostou das nossas dicas e quer saber mais? Acesse nosso site ou entre em contato via Whatsapp para conhecer mais das nossas soluções para os fisioterapeutas.