Você, fisioterapeuta, já parou para pensar quanto tempo e dedicação você precisa investir para se tornar uma referência na área? A verdade é que, seja qual for a área de atuação da fisioterapia que você escolher, a concorrência sempre será acirrada. Mas calma, existem algumas maneiras de se tornar um fisioterapeuta de destaque.
Neste quarto e último texto da série especial do mês do fisioterapeuta, abordamos as oportunidades do mercado de trabalho para fisioterapeutas e mostramos algumas dicas para você que está iniciando sua carreira ou que deseja aumentar a visibilidade dos seus serviços. Leia o texto completo e confira.
Leia Também: Empreendedorismo na Fisioterapia: 5 Dicas Para Você Começar o seu Negócio
Lista
Oportunidades e Mercado de Trabalho para Fisioterapeutas
A carreira de fisioterapeuta oferece muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Com o aumento da indicação médica aos tratamentos fisioterápicos, mais pessoas estão procurando por serviços na área, o que significa grande demanda por profissionais qualificados no Brasil.
O mercado de trabalho para os fisioterapeutas é muito diversificado, pois eles podem trabalhar em diversos setores, incluindo hospitais, clínicas, centros de reabilitação, casas de repouso, indústrias, sem contar na possibilidade de realizar concurso público.
Com tantas opções disponíveis, é possível escolher um ambiente de trabalho que seja perfeito para as suas habilidades e interesses. Entre as possíveis áreas de atuação da fisioterapia reconhecidos pelo COFFITO estão:
- Fisioterapia do Trabalho
- Fisioterapia em Saúde da Mulher
- Fisioterapia em Osteopatia
- Fisioterapia Aquática
- Fisioterapia em Terapia Intensiva
- Fisioterapia Cardiovascular
- Fisioterapia Dermatofuncional
- Fisioterapia Esportiva
- Fisioterapia em Acupuntura
- Fisioterapia em Gerontologia
- Fisioterapia Neurofuncional
- Fisioterapia em Oncologia
- Fisioterapia Respiratória
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica
- Fisioterapia em Quiropraxia
Agora que você conhece algumas das oportunidades dentro das áreas da fisioterapia, no próximo tópico, você confere algumas dicas para receber destaque como fisioterapeuta. Continue o artigo e saiba mais.
5 dicas para se Tornar Referência na Fisioterapia
Ao iniciar a carreira da fisioterapia, não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas existem algumas maneiras de você conquistar o seu lugar de destaque no cenário profissional. Para alcançar seu objetivo, é preciso dedicação, paciência e, principalmente, paixão pela profissão. A seguir, você confere 5 dicas para se tornar referência na fisioterapia. Continue a leitura e saiba como obter reconhecimento na área.
1. Mantenha-se atualizado
Como você pôde notar, a fisioterapia possui diversas áreas de atuação e está em evolução. Constantemente surgem novas técnicas fisioterápicas, equipamentos, tratamentos e até mesmo novas áreas de atuação.
Por este motivo, acomodar-se não é uma opção para quem deseja o sucesso na área da fisioterapia. Para não ficar parado no tempo, invista em cursos, vá a congressos, acompanhe periódicos da área e não deixe de buscar o conhecimento após conquistar o seu diploma. Dessa maneira, você estará sempre atualizado e poderá oferecer os melhores tratamentos aos seus pacientes.
2. Invista em marketing
Para conquistar e manter pacientes fiéis, é preciso fazer muito mais do que oferecer um bom produto ou serviço. Com certeza, você deve saber que existem algumas maneiras de atrair novos pacientes, seja com cartões de visita ou plano de saúde. No entanto, uma das principais dicas para quem deseja se destacar na profissão é investir em marketing, afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Por isso, invista em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter e lembre-se de não tornar seus conteúdos apenas em propagandas, mas ofereça conteúdos interessantes sobre a área e interaja com os seguidores. Dessa maneira, você estreita a relação com aqueles que já são os seus pacientes e aproxima-se dos que estão conhecendo os seus serviços.
3. Ofereça atendimento humanizado
Você que é fisioterapeuta deve receber diariamente pacientes com os mais variados tipos de problemas de saúde e traumas, mas não basta somente realizar as técnicas fisioterápicas sem um olhar humanizado, afinal, você está lidando com pessoas.
O fisioterapeuta, para além do tratamento, deve ter empatia ao atender os pacientes, ouvi-los e dedicar-se a conhecer quem está atendendo, oferecendo, assim, um tratamento personalizado e que atenda as necessidades daquela pessoa.
4. Tenha um canal de atendimento pós-consulta
Outra dica de ouro é ter um canal de comunicação pós-consulta, para que o paciente possa esclarecer eventuais dúvidas e manter o vínculo com você. Dessa forma, você permite que o paciente se sinta mais confortável e tenha mais confiança no seu trabalho.
Este é um passo importante na fidelização de pacientes e, até mesmo, para atrair novos clientes, afinal, quando você oferece um atendimento de qualidade e com cuidado ao paciente, o “boca a boca” também é marketing.
5. Invista em um software de gestão
A última dica, mas não menos importante é investir em tecnologia através dos softwares de gestão. A gestão do seu trabalho é um fator muito importante, pois não há como ser um profissional de destaque sem organização do setor financeiro, agenda e fichas de avaliação de seus pacientes, não é mesmo?
Investir em um software de gestão auxilia você na organização de todos os setores de sua clínica e das informações de cada paciente, agilizando o momento da anamnese, facilitando a realização de diagnósticos e tratamentos e otimizando a rotina de trabalho.
Agora que você conferiu nossas dicas de como se tornar referência na área da fisioterapia, com certeza, será mais fácil ter destaque na fisioterapia, pois um profissional que une dedicação, conhecimento e amor ao que faz conquista o seu espaço de reconhecimento. Para saber mais como um software de gestão auxilia na sua rotina de trabalho, continue a leitura e conheça a Efficlin.
O Software de Gestão feito por Fisioterapeutas para Fisioterapeutas
Se o que você busca é praticidade e otimização do seu trabalho como fisioterapeuta, a Efficlin desenvolveu um software de gestão clínica que possui diversas funcionalidades, como:
- sistema financeiro completo;
- agenda online integrada;
- prontuário eletrônico;
- fichas de avaliação para diferentes áreas de atuação;
- modelos anatômicos clicáveis;
- e muitos outros recursos que auxiliam na gestão de clínicas e consultórios.
Neste quarto e último texto da série do mês do fisioterapeuta, você conheceu algumas dicas para se tornar um profissional reconhecido e as oportunidades da área da fisioterapia. Você curtiu este conteúdo? Então comente abaixo. Para saber mais como a EffiClin auxilia no dia a dia dos fisioterapeutas, acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp e conheça a nossa plataforma.