Não há como falar da gestão de uma clínica, sem citar a gestão financeira do negócio, não é mesmo? Porém, muitas vezes, os fisioterapeutas não sabem como conciliar o controle financeiro adequado com a rotina corrida de atendimentos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para auxiliar você a planejar as finanças de sua clínica e entender o que é e como fazer a gestão financeira de sua clínica de maneira eficiente. Continue a leitura e confira as nossas dicas.
Leia Também: 5 Dicas de Gestão Contábil para Terapeutas Corporais
O que é Gestão Financeira?
A gestão financeira é todo o conjunto de ações para manter a saúde financeira de uma empresa. Uma boa gestão financeira é o coração do negócio, pois, sem organização e planejamento contábil, as chances de endividamento e até mesmo falência são grandes.
É imprescindível, portanto, que todas as entradas e saídas sejam registradas, para que a clínica não enfrente problemas com as despesas que devem ser declaradas à Receita Federal. No entanto, mais do que apenas o controle das despesas da clínica, para a gestão financeira, você deve levar em consideração o planejamento contábil e tributário, a captação de recursos, entre outras tarefas.
Caso falte tempo para realizar a gestão financeira de sua clínica, o indicado é ter alguém que realize por você, como um secretário, um assessor ou um gestor financeiro. Porém, se você mesmo realiza a gestão financeira de sua clínica, separamos algumas dicas no próximo tópico sobre como cuidar das finanças de sua clínica de maneira eficiente. Continue esse post e saiba mais.
Leia Também: Fisioterapia é Dedutível do Imposto de Renda?
Saiba Como Realizar a Gestão Financeira de sua Clínica
Ao pensar em estratégias para uma boa gestão financeira para a clínica, “disciplina” e “organização” são duas palavras que devem ser seguidas à risca. Além disso, existem algumas outras tarefas que devem ser feitas para gerir adequadamente um negócio. À vista disso, preparamos algumas dicas para a gestão financeira, confira:
- Faça um bom planejamento: é importante realizar um levantamento sobre tudo que há disponível na clínica e sobre os investimentos necessários. Dessa forma, é possível traçar um plano sobre o que precisa ser feito e no que se deve investir.
- Não misture contas pessoais com as da clínica: misturar contas pessoais e de trabalho, mesmo que você seja autônomo, dificulta o planejamento financeiro. Portanto, tenha uma conta específica com o CNPJ da clínica.
- Acompanhe o fluxo de caixa regularmente: o registro de todas as entradas e saídas deve ser feito diariamente para que não surjam problemas com as despesas e receitas da clínica.
- Emita notas fiscais aos seus pacientes: a emissão das NF´s, além de ser obrigatória, conforme a Lei, permite o melhor controle do fluxo de caixa, análise do lucro da clínica, balanço de despesas e impostos pagos, mas fique atento sempre de coletar os dados de seus pacientes.
Seguindo essas dicas com atenção e disciplina, dificilmente você terá problemas com a contabilidade de sua clínica. No entanto, para facilitar ainda mais sua vida, a seguir você confere como a tecnologia pode auxiliar na gestão financeira de sua clínica. Continue a leitura e confira.
Leia Também: Emissão de Nota Fiscal em Clínicas de Fisioterapia é obrigatório?
Dica extra: utilize a tecnologia a seu favor
Diferente de como era feito há alguns anos, hoje em dia, o famoso caderninho de entradas e saídas não é mais a melhor opção para os registros financeiros de sua clínica, nem mesmo as planilhas em Excel conseguem dar conta desses registros.
Para ter uma gestão financeira eficiente, é necessário utilizar uma ferramenta capaz de cuidar das contas e do fluxo de caixa, como os softwares de gestão. No entanto, os softwares não fazem o trabalho sozinhos, você deve dispor tempo para o preenchimento das entradas e saídas, planejamento, organização e outras tarefas de gestão.
O software que possui funcionalidades completas para a gestão financeira de sua clínica é a Efficin. O sistema financeiro da EffiClin dispõe de relatórios de contas a pagar e receber, balancete, fluxo de caixa, dashboard e muito mais.
Quer saber mais sobre as nossas funcionalidades? Acesse nosso site ou entre em contato via Whatsapp e continue acompanhando nossos artigos para mais soluções para os fisioterapeutas.