Se você é um profissional da área e quer realizar o sonho de montar uma clínica de fisioterapia para oferecer cuidados especializados aos pacientes, montamos um guia completo que vai ajudar nessa missão!
Vamos explorar alguns passos práticos e estratégias essenciais para auxiliar você a estabelecer e gerenciar a sua própria clínica com sucesso.
Lista
Planejamento inicial
Antes de começar qualquer prática, é essencial realizar um planejamento detalhado. Assim, você deve considerar os seguintes aspectos:
- Pesquisa de Mercado: avalie como é a demanda por serviços de fisioterapia na área escolhida. Identifique os concorrentes diretos e indiretos, analisando as suas práticas e posicionamento de mercado;
- Localização: escolha um local estratégico, que oferece fácil acesso aos clientes, estacionamento adequado e que tenha espaço suficiente para as suas necessidades de atendimento;
- Modelo de negócio: defina qual é o tipo de serviço que você vai oferecer, a partir das suas experiências profissionais. Pense também em diferenciais especiais para proporcionar aos seus pacientes.
Atenção aos aspectos legais e administrativos
Na hora de abrir um negócio, é muito importante estar a par das necessidades burocráticas envolvidas nesse processo:
- Registro no CREFITO: é obrigatório registrar a sua clínica no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da sua região. Com os documentos necessários em mãos, você precisará preencher alguns formulários para se inscrever adequadamente;
- Registro da empresa: antes de começar a atuar na sua clínica, também é essencial registrá-la como empresa através do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), realizado pela Receita Federal. Escolha a estrutura que mais se adequa e preencha a documentação solicitada;
- Licenciamento e alvarás: informe-se com a prefeitura da sua cidade quais são as necessidades municipais e estaduais nesse quesito. Normalmente, são necessárias licenças sanitárias e de vigilância sanitária, por exemplo. Ao cumprir todas essas exigências, você evita problemas no futuro.
Pense na infraestrutura, equipamentos e equipe profissional
Depois de verificar as necessidades legais e administrativas, é hora de pensar na operação:
- Decoração da clínica: pense em móveis e elementos funcionais, que otimizam o espaço para delimitar bem as áreas de tratamento, recepção, áreas administrativas e salas de espera;
- Equipamentos: invista em qualidade e tecnologia, pensando de acordo com os serviços que você pretende oferecer;
- Contratação e treinamento de profissionais: se você pretende ter mais profissionais na sua clínica, seja para atividades administrativas ou outros fisioterapeutas, por exemplo, procure por qualidade de serviço em pessoas com experiência. Não deixe de garantir que eles recebam treinamento contínuo para manter os conhecimentos atualizados, proporcionando o melhor atendimento para os pacientes.
Próximo passo: atraindo novos clientes para sua clínica de fisioterapia
Depois de planejar a estrutura, é hora de pensar nos processos de marketing e como atrair os pacientes até a sua clínica. A comunicação é uma das chaves mais importantes para o sucesso. Veja em seguida:
- Identidade visual e marca: desenvolva uma identidade atraente, com uma marca que transmita profissionalmente e confiança, mostrando os valores que você tem no seu trabalho;
- Marketing digital: aproveite as estratégias de SEO, mídias sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo para engajar potenciais pacientes;
- Parceiras locais: faça contatos com o meio ao seu redor, oferecendo serviços colaborativos com médicos ou academias locais, por exemplo.
Contando com a ajuda de um Software de Gestão
Por fim, além dos passos que falamos anteriormente, um software de gestão é uma ferramenta essencial que pode facilitar muito as operações diárias da sua clínica de fisioterapia.
Nessa missão, a EffiClin é sua aliada! Com a gente, você simplifica o processo de agendamento de consultas, conta com a tecnologia para gerir os pacientes e seus prontuários eletrônicos e ainda ganha uma mãozinha na hora de organizar a gestão financeira.
Montar uma clínica de fisioterapia de sucesso exige planejamento, investimento e recursos adequados. Então, conte com a gente na hora de começar o seu empreendimento e oferecer o melhor aos seus pacientes!