Os convênios, planos e descontos são ótimas estratégias para atrair novos clientes, mas não, necessariamente, para fidelizá-los em sua clínica. Logo, você precisa ficar atento, pois fidelizar clientes é uma das etapas mais importantes, principalmente em áreas que exigem tratamentos contínuos, como fisioterapia, osteopatia e terapia corporal, por exemplo.
Dessa forma, adotar estratégias para a retenção de clientes é fundamental para garantir a finalização dos tratamentos e manter a agenda sempre cheia. Para auxiliar você nessa tarefa, neste artigo, separamos algumas importantes estratégias para fidelização de clientes. Continue a leitura para saber mais.
Lista
Qual a Importância da Fidelização de Clientes?
A fidelização de clientes traz diversos benefícios, os quais vão além de apenas uma agenda cheia (o que já é ótimo). Expandir os negócios, conquistar autoridade no mercado e ser reconhecido pelo serviço prestado também são vantagens obtidas quando você fideliza clientes.
Mas, o que exatamente significa “fidelizar um cliente”? Bem, um paciente fiel é aquele que utiliza os seus serviços com recorrência e o indica para amigos e conhecidos, levando outras pessoas para o seu consultório. Assim, além de você retê-lo, o paciente ainda se torna um divulgador do seu trabalho.
Clientes fiéis são uma das melhores divulgações que a sua clínica pode ter, pois as pessoas buscam experiências completas, ou seja, desejam ser bem atendidas e se sentirem acolhidas pelo profissional. Como apresentado, a fidelização é fundamental para o sucesso de sua clínica, mas quais estratégias são realmente eficazes para fidelizar clientes? Veja a seguir.
Estratégias Para Fidelizar Clientes
O processo de fidelização de clientes envolve todas as etapas que correspondem à experiência do cliente com o seu atendimento, desde o pré-atendimento até a pós-consulta. Isso significa que mesmo que você ofereça um atendimento excelente durante a consulta, não é garantido que consiga fidelizar o cliente. Por isso, a seguir, confira 4 estratégias de como fidelizar clientes.
1. Invista em um Ambiente Confortável
Investir em uma sala de espera climatizada, confortável e aconchegante é uma das maneiras de fidelizar clientes, pois, ao chegar em sua clínica, o paciente deve se sentir acolhido. Portanto, uma recepção com cores harmoniosas, assentos confortáveis e com bons tecidos e um cheiro agradável e leve no local fazem com que o ambiente proporcione uma melhor experiência para o paciente.
2. Ofereça opções de convênios, planos e descontos
Disponibilizar atendimentos através de planos e convênios é uma ótima forma de atrair novos clientes, pois muitas pessoas buscam consultas com um valor acessível, principalmente quando há necessidade de um tratamento contínuo. Logo, para fidelizar esses clientes, oferecer pacotes de descontos de tratamento é uma ótima estratégia, pois influencia positivamente para que se mantenham assíduos aos atendimentos.
3. Estabeleça um canal de atendimento pós-consulta
A pós-consulta é uma das principais maneiras de fidelização de clientes, pois tem como objetivo criar um vínculo maior entre o profissional e o paciente. Portanto, abrir um canal de comunicação após a consulta, para que ele possa tirar dúvidas e para que haja um acompanhamento adequado de seu estado de saúde, é uma ótima forma de fidelização. Essa estratégia faz com que o paciente se sinta acolhido e quem não quer se sentir assim, principalmente quando está com a saúde fragilizada, não é mesmo?
4. Tenha uma Plataforma de Gestão
As plataformas de gerenciamento permitem uma organização otimizada das informações de cada paciente, agilizando o momento da anamnese e facilitando a realização de diagnósticos e tratamentos. Além disso, caso haja necessidade de retorno, os dados do paciente estão registrados no software.
Em plataformas como a da Efficlin, além das facilidades de gerenciamento de informações, você conta com recursos específicos para cada área de atendimento. As soluções da plataforma são pensadas na realidade de cada profissional, para que todos os recursos sejam realmente úteis no dia a dia da clínica, otimizando o seu tempo e facilitando o seu trabalho.
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