Ser fisioterapeuta é mais que uma ocupação, mas uma vocação. E como profissional da área, com certeza, você está familiarizado com os tipos de lesões mais comuns e os tratamentos que ajudam os pacientes na recuperação, não é mesmo? Mas o conhecimento não para por aí. Neste terceiro post da série especial do mês do fisioterapeuta, trazemos 5 curiosidades que todo fisioterapeuta deve saber sobre a profissão. Continue a leitura e saiba mais.
Leia Também: Saiba Como Fazer a Gestão Financeira de sua Clínica
Lista
As Principais Competências do Fisioterapeuta
Ser um fisioterapeuta de destaque não é uma tarefa fácil, pois requer dedicação e aprendizado, além, é claro, de paixão pelo que se faz. No entanto, como qualquer outro profissional, um fisioterapeuta precisa apresentar certas competências para se destacar na área.
As principais competências de um fisioterapeuta são o conhecimento técnico e científico sobre o corpo humano, a habilidade de avaliar os sintomas dos pacientes e diagnosticar suas condições, boa comunicação e capacidade de gerenciar o tempo e as tarefas.
No entanto, o conhecimento dos fisioterapeutas não para por aí. No próximo tópico, preparamos algumas curiosidades sobre a fisioterapia que todo o profissional deve conhecer. Continue lendo e confira.
5 Curiosidades que o Fisioterapeuta deve saber
Ao escolher a fisioterapia como profissão, você dedicou seu tempo e trabalho aos aspectos técnicos e científicos, não é mesmo? No entanto, há outros aspectos que os fisioterapeutas devem conhecer sobre a profissão, como a história da fisioterapia, a legislação para o exercício da profissão, as áreas de atuação existentes, entre outras curiosidades. Nos próximos itens, você confere algumas dessas curiosidades. Continue a leitura e saiba mais.
1. A fisioterapia é uma ciência milenar
A profissão de fisioterapeuta não é tão antiga, no entanto, sua história é mais longa do que parece:
- Existem registros da Grécia Antiga que mostram o uso de técnicas utilizadas atualmente por fisioterapeutas.
- Na primeira revolução industrial, também eram usadas técnicas fisioterápicas na recuperação dos trabalhadores para manter a produção industrial.
- No século passado, foram criados os grandes centros de reabilitação de feridos em decorrência das duas guerras mundiais.
- Também no século XX, foi criado o primeiro curso de fisioterapia do Brasil e instalado o Serviço de Fisioterapia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
- A fisioterapia foi reconhecida no Brasil como profissão em 1969 pelo decreto-lei 938.
2. A fisioterapia é regulamentada no Brasil
O principal órgão regulamentador da fisioterapia no Brasil é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que surgiu em 1975. Além disso, existem os Conselhos Regionais (CREFITO’s). O objetivo desses órgãos é fiscalizar o exercício profissional das fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assim como definir normas éticas para a profissão.
3. A fisioterapia está em constante evolução
Para o fisioterapeuta que deseja oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes, existem muitos cursos, workshops e congressos para estar sempre por dentro das novidades. Essa atualização é importante não só para o fisioterapeuta conhecer os aspectos técnicos e científicos da área, mas também para os pacientes, que podem ter acesso a tratamentos mais eficazes.
4. O mercado de trabalho na fisioterapia é amplo
Hoje, no Brasil, existem 15 áreas reconhecidas pela COFFITO e as que estão em destaque no mercado de trabalho atualmente são:
- fisioterapia esportiva;
- fisioterapia em saúde da mulher;
- fisioterapia traumato-ortopédica;
- fisioterapia pediátrica;
- osteopatia.
5. O trabalho dos fisioterapeutas pode ser simplificado com a tecnologia
Existe uma maneira de otimizar o trabalho dos fisioterapeutas: utilizando sistemas de gestão. Através do uso de um software, como a EffiClin, por exemplo, os fisioterapeutas podem realizar o agendamento de consultas em alguns cliques, controlar as finanças e até mesmo preencher e armazenar as fichas de avaliação dos pacientes.
Além disso, softwares como a EffiClin são responsivos, isso quer dizer que é possível utilizá-los tanto na tela do computador quanto no celular. Tudo isso sem perder as funcionalidades. Você ficou interessado pelo uso de sistemas? Continue a leitura e conheça um pouco melhor a plataforma criada por fisioterapeutas para fisioterapeutas.
Fisioterapeuta, Saiba como Otimizar o seu Trabalho
Ao longo deste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre a fisioterapia, mas qual dessas curiosidades mais chamou sua atenção? Comente abaixo. E, se você deseja mais praticidade e agilidade na gestão de sua clínica, a EffiClin possui funcionalidades especiais para você, como:
- sistema financeiro completo;
- prontuário eletrônico;
- agenda integrada e com confirmação de consulta pelo WhatsApp;
- fichas de avaliação para diferentes áreas de atuação;
- modelos anatômicos clicáveis;
- e muitos outros recursos.
Para saber mais, acesse o nosso site ou entre em contato pelo Whatsapp e, se este post interessou a você, não deixe de acompanhar o nosso blog e compartilhar com os colegas da profissão os textos da série especial do mês do fisioterapeuta.