A conquista de clientes vai além de proporcionar um excelente atendimento durante a consulta. Para manter a sua agenda sempre cheia, a pós-consulta é a chave para fidelizar os pacientes, ou seja, fazer com que retornem à clínica.
Para auxiliar você com a implementação da pós-consulta, neste artigo, abordamos a importância da prática e como adotá-la em seus atendimentos. Continue a leitura para saber mais sobre essa importante estratégia em clínicas.
Lista
Por que a Pós-consulta é tão Importante?
Podemos imaginar duas situações: uma mulher está com dores na lombar e, para solucionar o problema, procura um fisioterapeuta, pois viu na internet que a fisioterapia poderia auxiliá-la.
Na primeira opção, ela marca a consulta e, no dia marcado, vai até a clínica para receber o atendimento. Contudo, após o atendimento, o fisioterapeuta não a contata para saber como está a sua saúde ou se a dor na lombar diminuiu.
Na segunda opção, os acontecimentos são semelhantes, com exceção de que, após a primeira consulta, o fisioterapeuta mantém o contato com a paciente, questionando como está a sua saúde e auxiliando-a, caso ainda apresente sintomas relacionados à dor.
Em qual das clínicas você acha que a cliente retornará? Provavelmente, na do segundo exemplo, visto que, através do pós-atendimento, o profissional demonstrou interesse em seu processo de cura. A criação dessa relação entre profissional e cliente traz confiança para o paciente e ele se sente acolhido, sabendo que está sendo atendido com profissionalismo e dedicação.
Assim, vemos que a estratégia da pós-consulta é um dos principais fatores para que o paciente confie no profissional e retorne sempre que precisar. Além disso, o cliente pode indicar a clínica para outras pessoas, o que faz com que você, profissional da saúde, se torne mais conhecido e conquiste novos pacientes. Então, como realizar a pós-consulta?
Estratégias de Pós-consulta Para sua Clínica
Há diversas formas de implementar o pós-consulta, mas, neste artigo, selecionamos 5 das principais estratégias que você pode utilizar para fidelizar os clientes em sua clínica. Confira.
1. Pesquisa de Satisfação
Através da pesquisa de satisfação, é possível identificar os aspectos positivos e negativos de seu atendimento. Com esses dados, é possível estabelecer estratégias para melhorar a qualidade do serviço.
Outro benefício dessa prática, é a valorização do cliente, que sente que sua opinião sobre o atendimento é importante para o profissional.
2. Redes Sociais
As redes sociais são grandes aliadas dos profissionais, pois facilitam a criação de um vínculo mais forte com os seguidores/clientes e, consequentemente, ajudam a aumentar as chances de que eles se fidelizem a você.
Para se manter ativo nas redes sociais, além da produção de conteúdo sobre temas relevantes da sua área de atuação, responder dúvidas dos seguidores também aumenta o engajamento e auxilia na divulgação do seu perfil para um público ainda maior.
3. Canal de Atendimento
Ao criar um canal de atendimento personalizado para os seus pacientes, eles podem contatá-lo sempre que necessário. Com isso, cria-se um vínculo de confiança, pois o cliente sabe que o profissional está receptivo para auxiliar em seu bem-estar.
Há diversas formas de estabelecer esse canal, seja através de plataformas como o Telegram/Whatsapp ou mesmo o e-mail. O importante é ter um espaço para o atendimento exclusivo dos seus pacientes.
4. Pacotes e Benefícios
Através de pacotes e descontos, você incentiva o retorno do paciente e aumenta a possibilidade de atender novos clientes. Essa ação é produtiva e ajuda a clínica a manter uma boa regularidade de atendimentos.
5. Banco de Dados Atualizado
Finalmente, mas não menos importante, um banco de dados é fundamental para a pós-consulta, pois através dele é que você consegue acessar facilmente o histórico de cada paciente, o que é fundamental para um tratamento mais assertivo. Esse banco de dados pode estar vinculado a um software especializado.
Em programas como o da Efficlin, além de facilitar o agendamento de consultas e o gerenciamento de toda a clínica, há funcionalidades específicas para profissionais da educação física, fisioterapia e terapia corporal, que facilitam tanto a consulta quanto a pós-consulta.
Com as estratégias de pós-consulta, a qualidade de seu atendimento é elevada e seus clientes sentem confiança nos serviços prestados. Assim, você consegue manter a agenda sempre cheia.
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