Tão importante quanto fazer bom prontuário, manter a ficha de evolução atualizada é uma das etapas fundamentais para a recuperação do paciente fisioterápico. Por esse motivo, é necessário que o fisioterapeuta esteja munido de uma ficha de evolução assertiva, que facilite a captação de novas informações que o permita visualizar a evolução do seu paciente.
Então, se você está à procura de um modelo de ficha de evolução para realizar um acompanhamento completo de seus pacientes, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre quais informações devem estar presentes no documento e o passo a passo para preencher a ficha de evolução da EFFICLIN.
Ficha de Evolução Fisioterapia: Por que é Fundamental?
Como você sabe, de acordo com as Resoluções 414 e 415/2012 da COFFITO, o profissional de fisioterapia deve obrigatoriamente preencher um prontuário, seja ele eletrônico ou não, de cada paciente. Assim, para que o profissional esteja de acordo com as normas do órgão vigente, é fundamental que mantenha o prontuário devidamente atualizado.
Além das determinações legais, o prontuário e a ficha de evolução são essenciais para um diagnóstico assertivo, pois permitem que o profissional possa visualizar de forma precisa e completa o progresso do paciente. Dessa maneira, o fisioterapeuta é capaz de realizar um diagnóstico mais preciso e oferecer o tratamento adequado para resolver a queixa principal de seu cliente.
Para saber quais informações são fundamentais na ficha de evolução do paciente, confira o próximo tópico em que apresentamos todos os itens e como preenchê-los adequadamente. Confira a abaixo.
Como Preencher uma Ficha de Evolução do Paciente Fisioterapia?
A ficha de evolução do paciente na fisioterapia nada mais é do que a continuação do prontuário, realizado durante a primeira consulta. Nesse momento, informações como resultados de exames, diagnósticos e evolução da condição de saúde devem ser devidamente incluídos no documento. Veja abaixo todos os itens que devem constar na ficha de evolução, de acordo com a COFFITO:
- Identificação do cliente/paciente: nome completo, nacionalidade, estado civil, gênero, profissão, endereço e telefone para contato.
- História clínica: queixa principal, hábitos de vida, antecedentes pessoais familiares, tratamentos já realizados.
- Exame clínico/físico: descrição do estado de saúde físico do ponto de vista fisioterapêutico.
- Exames complementares: descrição de exames complementares solicitados pelo fisioterapeuta.
- Diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico: descrição do estado de saúde físico do funcional do paciente e estimativa de evolução do caso.
- Plano terapêutico: descrição completa dos procedimentos que devem ser realizados pelo fisioterapeuta, sua metodologia e objetivos a serem atingidos.
- Evolução da condição de saúde físico-funcional do cliente/paciente: descrição da evolução do tratamento do paciente. Deve ser realizada em todos os atendimentos.
- Identificação do profissional que prestou a assistência: assinatura do profissional responsável pelo atendimento.
Leia também: Como Fazer a Anamnese do Paciente de Forma Eletrônica
A ficha do paciente não deve ser um material apenas para cumprir as normas da COFFITO, mas sim um documento atualizado constantemente,com todas as informações do paciente, à medida que o tratamento é realizado. No entanto, sabemos que na correria do dia a dia, é comum que o fisioterapeuta não consiga organizar toda a papelada e acabe deixando de atualizar a ficha de evolução de seus pacientes da maneira certa.
Por essa razão, na plataforma EFFICLIN, há uma funcionalidade exclusiva para o acompanhamento da evolução do paciente. Conheça mais sobre esse recurso e como utilizá-lo corretamente no tópico a seguir.
Descubra Como Funciona a Ficha de Evolução da EFFICLIN
A ficha de evolução da EFFICLIN é projetada especialmente para o profissional da saúde que deseja manter os documentos de seus pacientes atualizados e organizados. Na ferramenta, o profissional pode utilizar modelos pré-prontos ou personalizá-los de acordo com as informações que considerar mais relevantes para as consultas.
As áreas contempladas na EFFICLIN são para os profissionais de fisioterapia, osteopatia, RPG, educador físico, terapeuta ocupacional e terapia corporal. Isto é, para cada área profissional, há modelos pré-prontos disponíveis, bastando apenas que o profissional os preencha em cada consulta.
A EFFICLIN pode ser utilizada em computadores, tablets e até mesmo nos smartphones, utilizando o navegador padrão. Para preencher a ficha de evolução, basta clicar e adicionar as informações necessárias. Após o preenchimento de todos os campos, é necessário apenas salvar a ficha de evolução para ter todas as informações do paciente reunidas de maneira organizada e segura.
Se você tem interesse em uma plataforma para auxiliar na correria do dia a dia e busca recursos próprios para a sua área de atuação, acesse o nosso site e conheça todas as funcionalidades da EffiClin pensadas para facilitar a sua rotina. Caso você queira conversar com a nossa equipe sobre a plataforma, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp. Estamos aguardando você.