Independente do tempo que atua como fisioterapeuta, certamente, você já passou pela experiência em que, sem avisar, o cliente não aparece na hora marcada para o atendimento. Além de ser uma situação frustrante, também atrapalha a sua rotina de trabalho, já que você poderia ter atendido outros pacientes ou ter utilizado o horário para outras atividades.
As desistências sem aviso prévio ocasionam na desorganização da agenda e impedem que outras pessoas sejam atendidas naquele horário. Portanto, é fundamental que algumas estratégias sejam tomadas para evitar as ausências e manter a sua agenda sempre em dia. Neste artigo, separamos 6 formas de você reduzir a ausência de pacientes em sua clínica, confira.
Lista
Confira 6 Estratégias Para Reduzir a Taxa de Ausência de Pacientes
Manter o controle da agenda permite que você saiba exatamente quantos pacientes atenderá no dia e, caso algum cliente avise que precisará trocar de horário, você pode reorganizar a agenda para atender outros pacientes no horário vago.
Essa organização faz com que você consiga manter uma rotina regular de atendimentos e que não tenha muitos horários vagos entre um atendimento e outro. Para conseguir diminuir as taxas de desistências da sua agenda, veja as 6 dicas que separamos para você.
1. Agendamento online
Realizar agendamentos online facilita tanto para você quanto para o cliente, já que ele pode agendar a consulta sem entrar em contato diretamente com a clínica, escolhendo dia e horário de acordo com o que for mais conveniente.
Essa estratégia otimiza o seu tempo e o do cliente, pois, além de você não precisar se preocupar com o agendamento, o paciente tem mais autonomia na hora de escolher a hora de atendimento, diminuindo as chances de desistência.
2. Pagamento online
O pagamento online aumenta o comprometimento do cliente com a consulta, diminuindo a probabilidade de desistências, principalmente em cima da hora ou sem aviso. Para isso, é necessário escolher uma plataforma segura tanto para você quanto para o paciente.
3. Confirmação de consulta pelo WhatsApp
A estratégia de confirmação de consulta via Whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação direta, funciona como um lembrete para o paciente da data e horário da consulta. Além disso, o contato direto com o cliente facilita a comunicação, fazendo que ele avise caso seja necessário reagendar a consulta.
4. Redes Sociais
Estar presente nas redes sociais, além de ser uma ótima estratégia de marketing e captação de novos clientes, também permite que você tenha mais autoridade no mercado. Ao se tornar uma referência no assunto, os pacientes têm mais comprometimento com a consulta, o que diminui a taxa de desistência.
5. Pós-consulta
A pós-consulta é uma das melhores formas de fidelizar clientes, pois a atenção dada pelo profissional ao paciente influencia de maneira positiva. Assim, provavelmente, ele se manterá assíduo no tratamento, sem contar na possibilidade de indicar o trabalho, trazendo mais pacientes para a clínica.
6. Software
Um software focado em gestão também é uma ótima estratégia para agendamentos, lembretes de consultas e ainda permite centralizar todas as informações de todos os pacientes de forma organizada. Plataformas como a da Efficlin, por exemplo, possibilitam que você faça vários agendamentos do mesmo cliente de uma só vez, facilitando o seu trabalho.
Com estratégias eficientes de redução de cancelamentos, a sua clínica cria uma cultura de organização e os seus clientes se mantêm assíduos aos seus atendimentos.
Faça a Gestão da sua Clínica Através de uma Plataforma Especializada
Optar por plataformas de gerenciamento é uma ótima forma de poupar tempo, pois permite que você foque nos atendimentos e em tarefas de pré e pós-consulta. Com isso, você pode se dedicar individualmente a cada cliente, já que não está preocupado com questões de organização e gestão.
Plataformas como a da Efficlin, facilitam tanto o agendamento de consultas quanto o gerenciamento da clínica, além de contar com recursos exclusivos pensados no dia a dia de cada profissional. Para profissionais da área de fisioterapia, por exemplo, há categorias exclusivas de avaliação de cada paciente, para realizar um acompanhamento e tratamento ainda mais assertivos.
A Efficlin é o software que traz eficiência e assertividade para o seu dia a dia como profissional da área da saúde. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre como transformar a gestão de seus atendimentos particulares e clínica.