Se você é fisioterapeuta autônomo e está no início da carreira, com certeza, existem muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de se organizar para aumentar o número de pacientes ou até mesmo abrir uma clínica, não é mesmo? Muitos ainda se perguntam se é melhor ser pessoa física ou jurídica e em quais situações é obrigatório declarar o imposto de renda.
Para sanar suas dúvidas, neste texto, você confere se os fisioterapeutas precisam ou não declarar imposto de renda (IR), como declarar o IR e a melhor maneira do fisioterapeuta atuar. Continue a leitura até o final.
Lista
Fisioterapeuta Autônomo: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?
Ao escolher a fisioterapia, os profissionais têm uma variedade de áreas de atuação e, ao começar a prestar serviços na área, é preciso pensar no tipo de tributação escolhida para atuar. Entre as opções de tributação para fisioterapeutas atuar estão: Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ).
De modo geral, abrir um CNPJ para atuar como fisioterapeuta traz mais vantagens do que ser uma PF. Isso porque, como PJ, o fisioterapeuta tem acesso a diversos benefícios fiscais. Sem contar que abrir uma empresa facilita a expansão do negócio.
Portanto, a melhor forma do fisioterapeuta autônomo atuar é tornando-se pessoa jurídica. Com isso, o profissional tem mais autonomia na gestão de seu consultório ou clínica e também consegue passar mais credibilidade aos clientes. Para saber se o fisioterapeuta precisa declarar IR, leia o próximo tópico.
Fisioterapeuta Precisa Declarar Imposto de Renda? Entenda!
De antemão, a resposta para este questionamento é sim, todo fisioterapeuta precisa declarar Imposto de Renda, mas entenda os motivos. Fisioterapeutas são considerados profissionais liberais e, portanto, estão sujeitos à tributação pelo imposto de renda.
Contudo, apesar disso, os fisioterapeutas contam com vários benefícios fiscais, como a possibilidade de deduzir despesas e investimentos na carreira. Por isso, é importante que todos os fisioterapeutas estejam em dia com suas declarações de imposto de renda, pois assim podem usufruir dos benefícios concedidos pelo governo.
A base de cálculo do IR é o valor total da receita bruta auferida no período de um ano. Para efeitos de apuração, considera-se as receitas decorrentes da prestação de serviços fisioterapêuticos, bem como as provenientes da venda de produtos ortopédicos e outros suplementos.
No entanto, é importante lembrar que o fisioterapeuta pode se isentar do pagamento do imposto de renda se tiver a receita bruta anual inferior a R$28.559,70. Para obter a isenção, basta apresentar o formulário de Declaração Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (DIRPF) preenchido corretamente e assinado pelo contribuinte.
Saiba como declarar imposto de renda
Para que você esteja em dia com a receita federal, a declaração do imposto de renda deve ser realizada da seguinte maneira:
- Reúna todos os documentos que comprovem sua renda auferida no ano anterior, como notas fiscais, contratos de prestação de serviços e outros documentos que possam ser exigidos no levantamento da base de cálculo do imposto.
- Acesse o site da Receita Federal e cadastre-se no sistema para poder preencher a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) escolhendo o regime escolhido (lucro real, lucro presumido ou simples nacional).
- Uma vez logado no sistema, você se depara com uma série de informações que devem ser preenchidas.
Após informar todos os dados corretamente, é hora de informar a renda auferida no ano anterior. Como o fisioterapeuta trabalha com diversas fontes de renda, é importante separá-las para facilitar o preenchimento das informações. Além disso, é necessário informar detalhadamente todos os gastos realizados ao longo do ano, inclusive aqueles relacionados à atividade profissional. Por fim, basta verificar se todas as informações estão corretas e enviar a declaração para a Receita Federal.
Você pôde perceber ao longo deste artigo que o fisioterapeuta tem que declarar IR independente se for pessoa física ou jurídica e a melhor maneira de o fisioterapeuta atuar é como pessoa jurídica. Dessa forma, ele tem mais proteção jurídica e está menos suscetível a ter problemas com o IR. Para saber mais dicas para fisioterapeutas, continue a leitura e conheça a EffiClin.
Faça a Gestão Financeira de sua Clínica com a EffiClin
Agora que você já sabe a importância da declaração do Imposto de renda para fisioterapeutas, não deixe de escolher o regime tributário certo e cuidar das finanças de sua clínica ou consultório.
Você gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. Se você busca uma forma eficaz para a gestão de sua clínica ou consultório, a EffiClin é o software que reúne funcionalidades exclusivas para facilitar a rotina de sua clínica. Acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe pelo Whatsapp para saber mais sobre nosso software de gestão para clínicas pensado por fisioterapeutas para fisioterapeutas.