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Estratégias de Marketing Para Clínicas de Fisioterapia

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Estratégias de Marketing Para Clínicas de Fisioterapia

Antes de contratar algum tipo de serviço, a maioria das pessoas utiliza a internet como fonte de pesquisa para saber se é possível confiar ou não no que está sendo oferecido. Isso acontece com lojas, cursos, médicos, fisioterapeutas, educadores físicos… Por essa razão, o marketing para clínicas de fisioterapia é indispensável, pois é o recurso que permite a captação de novos clientes. Quer entender mais como funciona essa estratégia? Continue a leitura deste artigo.

Lista

  • 1 Entenda Como Funciona o Marketing Para Clínicas de Fisioterapia
  • 2 Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual o Melhor?
    • 2.1 Saiba quando utilizar o tráfego pago
    • 2.2 Benefícios do tráfego orgânico
  • 3 Como Divulgar Trabalho no Instagram?

Entenda Como Funciona o Marketing Para Clínicas de Fisioterapia

Certamente, você conhece as estratégias de divulgação tradicionais, como plano de saúde, cartões de visita e sites de indicação de profissionais da área da saúde. Porém, existem outras maneiras de alcançar o seu público-alvo sem depender de indicações, por exemplo.

Basicamente, o marketing para clínicas de fisioterapia consiste em consolidar a presença da marca no mercado digital. Nesse sentido, quanto mais plataformas a sua marca estiver presente, melhor. Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e blog são apenas algumas das plataformas digitais em que o seu negócio pode estar presente.

No entanto, não pense que estar presente nas redes sociais significa somente vender o seu produto ou serviço. É claro que você quer vender, sabemos disso. Mas cuidado para que as suas redes sociais não se tornem apenas propagandas. Na verdade, o que as pessoas procuram é conhecimento. Então, aproveite esses espaços virtuais para responder dúvidas, escrever sobre temas relevantes e trazer curiosidades sobre a área. Isso demonstra que você tem conhecimento e autoridade no assunto. Dessa maneira, o seu público se familiariza com a sua marca, fazendo com que uma parcela desses seguidores se tornem seus clientes.

notebook com tela aberto no google
As pessoas estão à procura de conhecimento na internet

Nas redes sociais, há duas maneiras de captar novos clientes: através do tráfego pago e do tráfego orgânico, e saber utilizar bem essas duas ferramentas é essencial. Quer entender melhor sobre esses recursos? Confira o tópico a seguir.

Leia também: Saiba Como Começar a Empreender na Área da Saúde

Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico: Qual o Melhor?

O marketing para clínicas de fisioterapia pode ter diversas abordagens, mas quando falamos de redes sociais, há duas formas de encontrar novos clientes: através do tráfego pago e do tráfego orgânico.

Cada um deles tem suas vantagens e deve ser utilizado da maneira certa e no momento mais adequado. Caso contrário, pode ser apenas perda de tempo e recursos financeiros. Então, para guiar você nessa jornada, vamos explicar melhor sobre cada tipo de tráfego e como utilizá-lo de maneira estratégica.

Saiba quando utilizar o tráfego pago

O tráfego pago é útil quando você já tem uma presença digital e quer mais engajamento ou mais seguidores de maneira rápida. Com as ferramentas disponíveis no Facebook Business, por exemplo, é possível segmentar o público, mostrando determinada publicação para pessoas com idade, gênero e cidade que você escolher. Dessa forma, você tem a certeza de que seu post está chegando até as pessoas que têm interesse no tipo de conteúdo que você produz.

Também, é possível utilizar o Google Ads para divulgar o seu site, através de anúncios. Assim, quando o possível cliente pesquisar por fisioterapeutas, o seu site pode aparecer como uma das primeiras opções. Contudo, nada disso tem efeito se você não tiver um site bem estruturado visualmente e que ofereça uma boa experiência ao usuário.

notebook aberto com tela mostrando gráficos e índices de tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia eficiente para conquistar um grande público em pouco tempo.

Benefícios do tráfego orgânico

O tráfego orgânico consiste no público que chega até o seu perfil nas redes sociais ou site sem que você invista seu dinheiro na divulgação. Isso pode acontecer através das hashtags, por exemplo, ou quando um vídeo no Reels ou TikTok se torna viral. 

Essa viralização orgânica costuma ocorrer quando você publica conteúdos que estão em alta – não necessariamente precisam ser as famosas dancinhas, há muitos criadores de conteúdo que têm posts informativos viralizados. A questão central é produzir vídeos, fotos ou stories com informações que as pessoas estejam buscando, gerando alto engajamento e compartilhamento do post. 

Profissionais da fisioterapia podem criar conteúdo, como por exemplo: alongamentos para dor no ciático; como a fisioterapia pode auxiliar nas dores de cabeça crônicas; o que causa dor na lombar… perceba como são temas relevantes e que as pessoas costumam ter dúvidas. 

Contudo, a problemática do tráfego orgânico é que, para conseguir atingir um público maior, a consistência de conteúdo é fundamental. Isso significa que leva tempo para aumentar o volume de acessos nas suas redes sociais. 

O tráfego orgânico também pode acontecer através do marketing de atração, com blogs, podcasts ou vídeos no Youtube divulgando informações sobre os serviços que você oferece. Assim, quando o possível cliente pesquisar sobre algum tema, o seu site aparecerá como sugestão.

Como Divulgar Trabalho no Instagram?

Engana-se quem pensa que divulgar o trabalho no Instagram consiste apenas em postar algumas fotos falando sobre o serviço. Na verdade, um perfil profissional no Instagram precisa de consistência e informações relevantes para o público.Coloque-se no lugar de seus seguidores e pense: por qual motivo eu seguiria o meu Instagram? Independente se o seu conteúdo são stories, posts, IGTVs ou Reels, o conteúdo deve ser relevante para os seguidores.

pessoa com unhas pintadas de vermelho segurando celular e curtindo uma foto no Instagram
O Instagram é uma das melhores plataformas de marketing para clínicas de fisioterapia.

Uma sugestão para pensar em qual conteúdo deve ser produzido é selecionar as perguntas mais feitas no consultório e levá-las até o seu perfil, respondendo-as para os seus seguidores. 

Mas lembre-se de que você não está falando com outros profissionais de fisioterapia, mas sim com um público leigo no assunto. Portanto, utilize uma linguagem acessível que possa ser compreendida por todos. Com essas dicas de marketing para clínicas de fisioterapia, você com certeza pode encontrar mais clientes e consolidar a presença da sua marca nas redes sociais. Se quiser receber mais dicas para profissionais da fisioterapia, confira o nosso Instagram. Publicamos semanalmente conteúdos pensados especialmente para você.

Para saber mais sobre a EffiClin, confira o nosso site ou entre em contato conosco através do nosso WhatsApp. Temos uma equipe pronta para atender e auxiliar você no crescimento de seus negócios.

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22 de março de 2022
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Vanessa Cittadini

Fisioterapeuta desde 2004, osteopata desde 2011 e especialista em ortopedia e esporte há 16 anos, atua diretamente em reabilitação e gestão de clínicas. É sócia-proprietária das clínicas 2FF Fisioterapia e Funcional e F3FISIO, coordenadora da Escola de Osteopatia de Madrid, em São Paulo, e idealizadora da Efficlin.

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